quarta-feira, 25 de março de 2009

Gabriel e Julia são os nomes mais escolhidos na maior maternidade de São Paulo

Foto: Corbis
PAULO SAMPAIO da Folha de S.Paulo
A tradutora Roberta Caprioli Figueiredo, 30, admira muito o trabalho das atrizes Julia Roberts e Julia Lemmertz, mas diz que o nome que escolheu para dar à filha não sofreu influência de nenhuma dessas celebridades.
Sua Julia, que veio ao mundo em setembro do ano passado e recebeu o nome mais comum entre os bebês de sexo feminino nascidos em 2008 no SUS (Sistema Único de Saúde), é uma homenagem o avô de Roberta, Júlio. A escolha começa com uma história de família contada pela mãe de Roberta, Lúcia. Ela lembra que, quando batizou sua segunda filha de Juliana, "o avô Júlio brincou: "Poxa, podia ter dado a ela o nome de Júlia, em minha homenagem'".
O levantamento dos nomes mais frequentes entre os bebês nascidos em 2008 foi feito pela Secretaria de Estado da Saúde e contempla dados do Hospital e Maternidade Interlagos, a maior entre as públicas da capital, que tem uma média de 430 partos por mês.
Nas contas do hospital, nasceram no ano passado 57 "Gabriéis" e 51 "Júlias". Os dois nomes representam 4,21% dos 5,1 mil partos feitos na maternidade, 2,7 mil meninos, 2,4 mil meninas. Apesar da profusão de Júlias, a única que Roberta conhece, mesmo assim porque é sua vizinha, é a semi-celebridade Júlia Paes, que fez aparição relâmpago na mídia encarnando a personagem de namorada de Tammy, filha da cantora Gretchen.
"Não tem nada a ver com ela", frisa Roberta.
O segundo nome mais escolhido para batizar os bebês-meninos nascidos na maternidade Interlagos foi Kauan, com 43 registros. A segunda colocada entre as recém-nascidas foi Maria Eduarda.
Cauã Raymond, que fez o namorado de Lara e acabou revelado filho de Donatela na novela "A Favorita", um sucesso estrondoso de 2008, não foi encontrado para comentar a possível associação. De toda maneira, a grafia do nome do ator (Cauã) é menos "sofisticada" que a dos "Kauans" da maternidade Interlagos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário