quinta-feira, 30 de abril de 2009


A Renata, leitora do blog teve dúvidas sobre o armazenameno de células tronco. Nós enviamos as dúvidas a CordVida, segue abaixo:


Renata disse...
Tenho uma dúvida,a célula tronco coletada do meu filho seria útil apenas para seu irmão certo?Pque se meu filho tiver leucemia vou infundir sua propria célula que apresenta potencial de causar a doença?Outra questão atualmente no Brasil qtos transplantes de cel tronco ja foram realizados?

Resposta da CordVida
A célula tronco do cordão umbilical poderá ser útil pela própria pessoa ou pelo seu irmão. Estas células poderão ser utilizadas de forma autóloga ou alogênica (entre irmãos ou não aparentados).
O aparecimento de uma leucemia, como vários outros cânceres, é multifatorial, envolvendo fatores ambientais e genéticos. As células tronco do cordão umbilical não apresentam as alterações que caracterizam uma célula como leucêmica e os relatos que foram feitos sobre herança genética das leucemias são específicos para alguns subtipos raros de leucemia que aparecem no primeiro ano de vida.
Neste sentido, o uso de células tronco do cordão umbilical, mesmo sendo autólogas, é uma alternativa na impossibilidade de se utilizar uma amostra aparentada ou proveniente do banco público.
No Brasil, o número de transplantes utilizando células tronco do cordão umbilical está em cerca de 50. A CordVida já realizou 03 transplantes com amostras armazenadas no seu laboratório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário