sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Horóscopo da Gestante


Seu signo diz muito sobre que tipo de grávida você é: ansiosa, sonhadora, pé no chão... E essa informação pode ajudá-la a entender melhor o que está se passando no seu mundo interior e a forma como lida com a maternidade, pré-requisitos essenciais para você curtir a gestação com o equilíbrio e a paz que esse momento pede.

Por Silvia Bacci
imagem: Getty Images


Áries
Ansiosa por natureza, a grávida de Áries precisa aprender a lidar com a espera. Você tem um dos temperamentos mais yang do zodíaco, o que a faz batalhadora, assertiva e dinâmica. Procure usar essas qualidades para cuidar do seu bem-estar e para preparar o enxoval e o quarto do bebê, mas reduza o seu habitual ritmo acelerado. O seu desafio é entrar em contato com a parte mais receptiva da sua personalidade e aceitar as mudanças que estão acontecendo no seu corpo e no seu dia a dia. A gestação é um bom motivo para a ariana aprender a delegar mais. Converse com o seu marido sobre as atividades domésticas que ele pode começar a fazer, como as compras no supermercado.

Touro
O temperamento tranquilo e paciente da taurina é muito útil no período da gestação. Em vez de ficar ansiosa, você consegue tirar proveito do tempo de espera e preparar o enxoval do bebê sem afobação, revendo continuamente os seus detalhes. O desafio é conter a tentação de comer em dobro, pois você é gulosa por natureza. Muitas mulheres de Touro têm a constituição física grande e facilidade para engordar. Em vez de se concentrar na comida, invista em atividades que a fazem se sentir produtiva, como decorar o quarto do bebê, criar uma mini-horta na varanda e escolher o investimento mais adequado para aplicar os recursos financeiros destinados aos estudos do seu filho.

Gêmeos
A grávida do signo de Gêmeos tem a versatilidade a seu favor. Você consegue incorporar a rotina de consultas, exames e preparação do enxoval do bebê ao seu dia a dia sem deixar de fazer tudo o que fazia antes de engravidar. A gestação traz novos interesses à vida da geminiana, que acabam se materializando em amizades com outras grávidas, participação em workshops sobre a vida com o bebê e na compra de uma tonelada de livros. Seu desafio é controlar um pouco a própria inquietação e se concentrar nos cuidados com o pequeno durante a licença-maternidade, mesmo que sua cabeça esteja repleta de outros projetos e informações. Anote as boas ideias para colocá-las em prática assim que puder.

Câncer
A canceriana tem instinto maternal de sobra e adora a ideia de ter alguém para cuidar. É possível também que você encare o período da gestação como uma oportunidade para ganhar a atenção e o colo de todos que a cercam. Aproveite, mas lembre-se de que quando o bebê nascer todas as atenções serão automaticamente voltadas a ele. Seu desafio é saber lidar com a hipersensibilidade. O signo de Câncer já predispõe você às mudanças de humor. Na gravidez, isso toma uma proporção ainda maior devido às alterações hormonais. Procure empregar a sua sensibilidade de forma criativa, preparando um quarto e um enxoval encantadores para o seu bebê e registrando a sua gravidez em foto e vídeo.

Leão
Você, que já costuma atrair as atenções, tende a dominar completamente a cena durante a gestação e ser paparicada por todo mundo. A leonina se envaidece e se orgulha da gravidez, o que a torna mais luminosa ainda. A grávida de Leão precisa reconhecer que tem limites e não dá para realizar tudo sozinha, no trabalho, em casa e na preparação do enxoval. Você é empolgada e decidida, mas não deve abusar das horas extras, fazer faxina como antes da gestação e nem sair às compras com o espírito de maratonista. Use sua capacidade de organizar e administrar para preparar o enxoval do bebê sem atropelos e para deixar seus projetos profissionais em dia. Procure reservar um pouco de energia para o período da licença-maternidade.

Virgem
Você é a grávida mais disciplinada do zodíaco. Seu jeito racional a ajuda a seguir as orientações do obstetra e a observar atentamente as alterações do seu corpo durante a gestação. Se a vontade de comer estiver ficando difícil de controlar, a virginiana pode consultar uma nutricionista e obter dicas práticas para evitar o aumento de peso excessivo. A proximidade da chegada do bebê pode trazer à tona suas inseguranças, pois você é perfeccionista e muito exigente consigo mesma. Leia artigos de especialistas e troque ideias com o pediatra e suas amigas sobre assuntos que possam preocupar você, como o primeiro banho do bebê ou a queda do umbigo dele. E, acima de tudo, tenha confiança em si mesma.

Libra
A gestação encanta a romântica libriana. Você tende a imaginar a vida com o bebê um tanto cor-de-rosa demais, esquecendo um pouco o lado prático da maternidade. Lembre-se de que seu marido continuará a trabalhar durante a sua licença-maternidade e você precisará da ajuda de outras pessoas para cuidar do bebê. Aproveite o período da gravidez para checar a disponibilidade da sua mãe, da sua sogra e de uma secretária para a época do nascimento do bebê e busque outras alternativas se for necessário. Ao ver seu corpo se transformando tanto durante a gestação, a vaidosa libriana pode achar que nunca mais voltará à antiga forma. Procure reservar um tempo para cuidar de si mesma, indo regularmente ao salão de beleza, mesmo após o nascimento do pequeno.

Escorpião
A grávida de Escorpião mergulha com intensidade no universo maternal, como em tudo o que faz. Você quer saber o máximo possível sobre como será a gestação, o parto e a sua vida com o bebê. Quanto mais se aprofundar nesses assuntos, mais segura você se sentirá para encarar o novo desafio. É possível que a gravidez acentue algumas características suas, como a tendência a ser desconfiada e controladora. Lembre-se disso se perceber que ninguém parece ser o pediatra ideal para cuidar do seu bebê quando ele nascer ou se você estiver implicando muito com as recomendações que o obstetra faz. Procure sair da postura defensiva e confiar nos especialistas que você escolheu.

Sagitário
A sagitariana encara a gravidez com alegria. Você se sente estimulada por embarcar numa grande aventura como a maternidade. Só é preciso manter os pés no chão e não ser negligente com os detalhes. Você pode, por exemplo, se encantar com um berço e encomendá-lo sem verificar o espaço exato que ele ocupará no quarto do bebê. O desafio é manter o entusiasmo, mas não se deixar levar cegamente pelos arroubos e pela empolgação. Você costuma lidar com as situações novas com otimismo e, às vezes, se torna ingênua por subestimar as dificuldades. Não deixe, por exemplo, a escolha do pediatra do seu bebê para a última hora e termine de organizar o enxoval bem antes da data prevista para o parto.

Capricórnio
A capricorniana está acostumada a ser bem-sucedida em seus empreendimentos de ordem prática, como atingir as metas no trabalho e administrar as finanças pessoais. O desafio durante a gestação é entrar em contato com seu lado mais sensível. É preciso ser tolerante consigo mesma e aceitar as mudanças hormonais e emocionais que acontecem com a gravidez. Você sabe lidar muito bem com o tempo e os prazos, pois é organizada e boa administradora. Consegue gerenciar projetos ambiciosos durante a gestação e não sofre de ansiedade para que o bebê nasça logo. Você pode fazer uma grande reforma em seu apartamento ou comandar o lançamento de um novo produto, enquanto vai preparando o enxoval do bebê.

Aquário
A elétrica aquariana precisa de um tempo para se acostumar à gestação. No início, você pode esquecer que está grávida por ser mais ligada ao universo mental do que à realidade concreta. O seu desafio é abrir mão da liberdade que você tanto preza e se doar a alguém que depende inteiramente dos seus cuidados. Após o nascimento, não será possível quebrar frequentemente a rotina como você aprecia, pois seu filho precisará muito dela, especialmente nos primeiros anos de vida. É importante reservar a si mesma alguns momentos de privacidade, nos quais possa navegar na internet, fazer compras sozinha e mesmo tomar um banho bem demorado, enquanto a vovó ou a babá tomam conta do bebê.

Peixes
A grávida pisciana tem a alma sonhadora. Você pode ficar durante horas imaginando como será o seu bebê e os carinhos que você vai fazer nele, enquanto ouve CDs de músicas infantis e chora de emoção. Toda essa sensibilidade às vezes se converte em receios sem fundamento, como a dúvida se vai dar tudo certo durante o parto ou se a sua empregada pedirá demissão justamente quando o bebê nascer. Em vez de dar asas à imaginação alimentando temores, é melhor conversar francamente com o seu obstetra e com a sua funcionária e eliminar as dúvidas. Aproveite seu lado zen para praticar ioga e meditação, visualizando-se em situações felizes com o seu bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário