quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Me conta uma história?

Incentivar desde pequeno o hábito da leitura traz inúmeros benefícios garantidos para as crianças, além de proporcionar momentos de diversão e carinho inesquecíveis entre pais e filhos.
A editora Cosac Naify tem uma excelente coleção de livros infanto-juvenis premiados mundo a fora.
Aqui estão algumas de nossas dicas e uma interessante opção de presente para o dia das crianças.
A Grande Questão.
Wolf Erlbruch (texto e ilustrações)
Tradução: Roberta Saraiva e Samuel Titan Jr.

Com extrema delicadeza, Wolf Erlbruch coloca o leitor na condição de um entrevistador. Os pais, a avó, o gato, o soldado, a pedra... cada um tem a sua resposta para a grande questão: por que viemos ao mundo? As respostas são ora diretas, como a do padeiro que diz estar aqui "para acordar cedo", ora insólitas, como a do pato, que diz não ter "a menor idéia". Fazendo uso da colagem e do desenho, esse livro é uma bela e divertida introdução à filosofia. Para curiosos de plantão.
Prêmio: Melhor Livro Feira de Bolonha (2004)


Pedro e Lua
Odilon Moraes (texto e ilustrações)
Mais de 25.000 exemplares vendidos .
*Capa que brilha no escuro!

Raramente imagem e texto alcançam uma harmonia tão perfeita quanto na bela história criada por Odilon Moraes. A simplicidade do traço - o frescor de um esboço - aliada à poesia das palavras compõem o relato de uma amizade: o menino Pedro e a tartaruga Lua. O fascínio dessa história salta das páginas para a capa do livro, onde um verniz fosforescente faz o volume brilhar no escuro. Um livro que tem tudo para ser um clássico.
Altamente recomendável para leitores especiais.
Prêmio: Melhor Livro Criança (FNLIJ, 2005)

Pê de Pai
Isabel Minhós Martins (texto) e Bernardo Carvalho (ilustrações)

Uma singela e poética homenagem, com cores e rimas, à cumplicidade entre pais e filhos. Pê de pai traz diferentes formas que o pai pode assumir para agradar o filho: o pai avião, o pai motor, o pai esconderijo, o pai colchão, o pai cofre, e muitos outros. A portuguesa Isabel Minhós Martins cria uma poesia simples, com cadência e musicalidade, sensível à representação do pai aos olhos da criança. As ilustrações de Bernardo Carvalho combinam poucas e vivas cores para personificar as metáforas do texto. Inventivo e terno, é uma fonte inesgotável de leitura. De filho para pai.

"Às vezes abrigo meu pai sob meu casaco, e faço dos meus filhos minha meta. Este livrinho nos ajuda a viver um pouco disso: o amor em forma de aventura. Para todos".Moreno Veloso

Prêmios: Menção honrosa no Best Book Design from all over the world (Feira de Leipzig, 2006)

Eram Cinco
Ernst JandlI
lustrações: Norman Junge
Tradução: Márcia Lígia Guidin e Lilian Jenkino

Todos estavam sentados esperando para serem atendidos. Mas o que será que existe atrás daquela porta que faz as pessoas entrarem preocupadas e saírem sorridentes? Eram cinco na fila de espera, cada qual com a sua mazela. E atrás daquela porta, uma luz. Escrito pelo poeta concretista austríaco Ernst Jandl e ilustrado pelo artista plástico Norman Junge, esse livro minimalista é indicado para pequenos leitores que têm medo de médico.
Prêmio:Bologna Ragazzi Feira de Bolonha, (1998)

Nenhum comentário:

Postar um comentário