terça-feira, 26 de janeiro de 2010

A busca da Fertilidade


O desejo de constituir uma família é natural e a maioria das pessoas planeja ter um filho em algum momento da vida. A dificuldade para concretizar esse sonho envolve sentimentos desgastantes como ansiedade, frustração, baixa auto-estima, culpa e raiva e acaba se tornando uma das experiências mais difíceis da vida de um casal. Por esse motivo, é muito importante vencer preconceitos e procurar apoio e orientação adequados...

A infertilidade, que acomete cerca de um em cada seis casais, é definida como a dificuldade de engravidar após um ano de tentativas sem uso de método anticoncepcional. Um diagnóstico de infertilidade não significa a impossibilidade de ter filhos, mas sim, que existe uma barreira que poderá ser mais facilmente ultrapassada com ajuda médica.

Por questões culturais, ainda existe o mito de que a infertilidade é um problema exclusivo da mulher, o que é um grande erro. Em metade das vezes a causa é masculina e na outra metade é feminina. Em cerca de 20% dos casos a dificuldade afeta ambos.

Há quatro causas principais que devem ser inicialmente pesquisadas: alterações da ovulação, da anatomia feminina, dos espermatozóides e da interação do sêmen com o muco do colo do útero. Em casos mais específicos, investigam-se também fatores imunológicos e genéticos. Em apenas 10% dos casais inférteis, não se identifica uma causa.

Alguns antecedentes justificam iniciar a investigação mais precocemente: Na mulher, idade acima de 35 anos, infecções ou cirurgias pélvicas, abortamentos, endometriose ou distúrbios hormonais. No homem, doenças, traumas ou cirurgias genitais, hérnia, varicocele, caxumba, dificuldades sexuais, vícios e profissões com exposição a radiação, produtos químicos ou calor excessivo.

Uma vez identificada a disfunção e individualizado o caso, será indicado um tratamento específico para o casal, que vai desde um aconselhamento básico, indução de ovulação, laparoscopia ou inseminação intra-uterina, até um procedimento de alta complexidade em reprodução assistida como a fertilização “in vitro” (FIV) e todas as suas variáveis.

Felizmente, em grande parte dos casos, os tratamentos necessários são simples e de menor custo financeiro. Ao contrário do que se pensa, com investigação e orientação criteriosas, muitos casais não precisarão recorrer inicialmente a uma FIV.

Deparar-se com um problema de infertilidade causa desgaste emocional, físico, social, financeiro e tende a ser um teste para o relacionamento. É fundamental que o casal busque apoio emocional e procure manter uma vida saudável com o objetivo de minimizar o nível de stress, que só atrapalha. É importante ter confiança na equipe médica e realmente acreditar que será possível realizar o seu sonho... Aí, é só questão de tempo!


Consultório Dra. Georgia Haik Badra por Estúdio Zoom Dani e Gabi

Dra. Georgia Haik Badra
Ginecologista e Obstetra com especialização em Videolaparoscopia e Reprodução Humana.
A Clínica, de localização privilegiada, é multidisciplinar e voltada à atenção integral à saúde da mulher em todas as fases da sua vida. Contamos também com especialistas em: Hematologia, Cirurgia vascular, Fisioterapia e Nutrição.

Endereço
Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 46 cj 116
Vila Nova Conceição - São Paulo / SP
Tels: 3045-5200 / 3044-2340

Nenhum comentário:

Postar um comentário